| Hoje é Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026.

Empreendedores relatam impacto do Carnaval nos negócios em ação de marca do Sebrae em Salvador

Pequenos empresários destacam expansão, geração de renda e visibilidade durante a festa, que movimenta bilhões na economia brasileira.
Facebook WhatsApp
Ampliar
Empreendedores ampliam equipes e faturamento durante ação de marca do Sebrae no circuito Barra Ondina, em Salvador (Foto: B.ase Films e Heder Novaes) Por: Editorial | 16/02/2026 15:55

O Carnaval representa mais do que festa para micro e pequenos empreendedores. Para além dos mais de R$ 18 bilhões movimentados no país, segundo estimativas de diferentes instituições, a celebração tem impacto direto na expansão, na geração de empregos e na consolidação de negócios. Em Salvador, a ação de marca do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas reforça esse cenário ao reunir, no circuito Barra Ondina, um espaço onde 90% dos fornecedores são micro e pequenas empresas.

Com o mote Empreendedorismo baiano tem Sebrae nesse molho, a iniciativa apresenta histórias de empresários que encontram no Carnaval uma oportunidade estratégica de crescimento. É o caso de Ricardo Silva, proprietário do restaurante Silva Cozinha. Após anos atuando no setor da construção civil e participar do Empretec, curso de empreendedorismo com metodologia da ONU aplicado no Brasil pelo Sebrae, ele decidiu investir no próprio negócio. Criada em 2023, a empresa está prestes a ampliar sua estrutura de um espaço para 50 pessoas para outro com capacidade para 200 clientes.

Segundo o empreendedor, o faturamento obtido com o buffet durante o Carnaval garante segurança financeira para a expansão sem a necessidade de recorrer a empréstimos. Atualmente, o restaurante mantém 30 funcionários fixos com carteira assinada e, durante a operação da festa, amplia a equipe para cerca de 200 trabalhadores temporários. Para ele, a dimensão econômica do evento muitas vezes é subestimada.

(Foto: B.ase Films e Heder Novaes)

A estilista Thereza Priore, criadora da marca Thereza Priore Moda Autoral Brasileira, também destaca o impacto positivo da festa. Com cinco funcionários fixos ao longo do ano, a equipe cresce para cerca de 15 pessoas no período carnavalesco. Neste ano, a marca atua exclusivamente no Camarote Viva Bahia, oferecendo customização de camisas e abadás. O aumento no faturamento ajuda a equilibrar o mês de fevereiro, tradicionalmente marcado por queda nas vendas no comércio.

Entre os trabalhadores temporários está a costureira Rosenildes Santos, que aproveita a renda extra obtida com a personalização das peças para investir em projetos pessoais, como a construção da casa da filha. A atividade intensa de customização, com recortes, aplicações e ajustes personalizados, evidencia a demanda aquecida durante a festa.

Para o percussionista Cleber Soares Pereira, integrante do grupo Paparicco, o Carnaval representa a principal vitrine profissional do ano. Com 16 anos de trajetória, a banda intensifica a agenda no período e chega a realizar 14 apresentações. Além de dobrar a renda mensal, a exposição gera novas oportunidades de contratação ao longo do ano.

A coordenadora nacional da Marca do Sebrae, Ana Paula Garcia, afirma que a iniciativa reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento econômico, social e cultural, destacando o Carnaval como espaço estratégico de geração de oportunidades e fortalecimento dos pequenos negócios. Com informações: Agência Sebrae




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: