| Hoje é Sábado, 14 de Fevereiro de 2026.

Mais de 56 mil ambulantes se formalizam em 2025 e aproveitam boom do Carnaval

Microempreendedores individuais se destacam na folia e Sebrae reforça capacitação e sustentabilidade em Salvador.
Facebook WhatsApp
Ampliar
ASN Nacional - Agência Sebrae de Notícias Em 2025, o número de ambulantes de alimentação formalizados como MEI no país foi 45% maior do que em 2023. (Foto: Manu Dias/GOVBA) Por: Editorial | 14/02/2026 09:23

Por trás de cada trio elétrico, bloco, camarote e escola de samba estão pequenos negócios que garantem a realização do Carnaval. Entre eles, os ambulantes de alimentação se destacam, tendo avançado significativamente na formalização como Microempreendedores Individuais (MEI). Em 2025, mais de 56 mil ambulantes se formalizaram, crescimento de 45% em dois anos, segundo levantamento do Sebrae baseado na plataforma DataSebrae.

O aumento de MEIs no Carnaval é expressivo em diversos estados: na Bahia, foram quase 3 mil formalizações, 39% a mais que em 2023; no Rio de Janeiro, 6.572, aumento de 54% em dois anos; e em São Paulo, 16.015, crescimento de 43% em relação a 2023.

O Sebrae promove ações durante a folia em Salvador, com o mote “Empreendedorismo baiano: tem Sebrae nesse molho”, destacando que a maior festa popular do mundo depende de pequenos negócios. Experiências com empreendedores de setores como moda, economia, alimentos e bebidas serão promovidas no camarote Viva Bahia, onde quase 90% dos fornecedores são micro e pequenas empresas.

A formalização como MEI garante CNPJ, acesso a crédito, emissão de nota fiscal e direitos previdenciários mediante contribuição mensal simplificada, oferecendo segurança e estabilidade ao negócio.

O Carnaval é também uma oportunidade de geração de renda: a empreendedora Maria Emília Bittencourt, que vende acarajé há mais de 60 anos em Salvador, conta que a festa aumenta suas vendas em até 25%. Aos 75 anos, ela participou de capacitação do Sebrae voltada à sustentabilidade, adotando copos, canudos e pratos recicláveis em seu negócio na praia do Porto da Barra.

Segundo Ana Paula Garcia, coordenadora nacional da Marca do Sebrae, a presença da instituição durante o Carnaval conecta pequenos negócios às oportunidades criadas pelo evento, fortalecendo a gestão, a formalização e a sustentabilidade dos empreendedores locais. Com informações: Agência Sebrae




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: