|
Hoje é Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026.
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) alerta sobre novos golpes digitais, após cinco moradores de Naviraí (MS) procurarem atendimento no dia de hoje, após realizar pagamentos de débitos de veículos em sites falsos. As páginas clonavam o visual do portal oficial e direcionavam os valores a receptores indevidos.
Nesta semana, os moradores perceberam que, mesmo após efetuar o pagamento, os débitos não haviam sido baixados. A conferência nas agências do Detran-MS mostrou que as guias foram emitidas por sites falsos. Nesses casos, os cidadãos foram orientados a registrar boletim de ocorrência e interromper qualquer transação futura.
(Foto: Reprodução)
A principal medida de prevenção é conferir o endereço eletrônico: todos os sites oficiais do governo terminam em gov.br. O portal legítimo do Detran-MS é www.meudetran.ms.gov.br. Qualquer variação deve ser considerada suspeita. Além disso, o acesso a débitos, emissão de guias ou consulta da CNH exige login com Gov.br ou CPF e senha cadastrada; sites que liberam consultas ou boletos sem autenticação são fraudulentos.
É essencial também observar o nome do recebedor durante o pagamento. Guias legítimas indicam Detran MS como destinatário; qualquer outro nome indica fraude. Pesquisas no Google exigem atenção, pois sites falsos podem aparecer entre os primeiros resultados e transmitir falsa credibilidade.
Robson Lui, diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS, reforça que o aplicativo Meu Detran MS é a forma mais segura de acessar serviços, garantindo ambiente protegido para consultas e pagamentos. Outro canal confiável é a assistente virtual Glória, via WhatsApp (67) 3368-0500, que confirma guias e valores antes de qualquer transação.
O Detran-MS enfatiza que atenção ao endereço do site e ao destinatário do pagamento é a maneira mais eficaz de evitar prejuízos e transtornos causados por golpes digitais.
