|
Hoje é Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026.
A Secretaria de Estado de Administração (SAD) definiu o contrato de gestão para 2026 com foco na administração interna do Governo de Mato Grosso do Sul. A pasta é responsável por áreas estratégicas como gestão de pessoas, compras públicas, patrimônio e políticas de sustentabilidade.
Segundo o secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, o planejamento contempla todas as frentes de atuação da secretaria, com ênfase em inovação e integração entre os órgãos estaduais.
(Foto: Saul Schramm/Secom)
“O contrato de gestão da SAD abrange todas as nossas áreas de atuação, com atenção a sempre melhorar a tecnologia e inovação nas compras públicas, trabalhando também nessa integração entre as várias secretarias, essa transversalidade”, afirmou.
Na área de gestão de pessoas, a secretaria pretende fortalecer o cuidado com a saúde dos servidores e avançar na modernização dos processos de recursos humanos, incluindo concursos públicos e seleções.
“Temos um cuidado especial com a saúde do servidor e com o mapeamento de processos das áreas de recursos humanos de todo o Estado. A modernização do setor de concursos públicos e processos seletivos é um ponto muito importante acordado”, destacou Felini.
(Foto: Saul Schramm/Secom)
A SAD também dará continuidade ao censo imobiliário do Estado, com avaliação dos imóveis públicos e proposta de atualização legislativa para aprimorar a política patrimonial.
“Estamos dando sequência ao censo imobiliário, com avaliação dos imóveis e uma alteração legislativa que possibilite uma nova política pública com o imobiliário do Estado”, pontuou o secretário.
Outro eixo estratégico do contrato é a sustentabilidade. A pasta será responsável por implementar, ao longo de 2026, as ações previstas no diagnóstico realizado em 2025, com o objetivo de tornar os órgãos estaduais mais alinhados às práticas ambientais.
O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem), Thaner Nogueira, ressaltou que o foco será a organização e modernização dos processos administrativos.
“Temos a ambição de dar mais agilidade para os processos de compras públicas, com ações voltadas à melhoria da organização dessas rotinas de trabalho. Também haverá a implementação de um sistema gerencial que permite enxergar melhor os números do Estado e a consolidação da agenda de sustentabilidade”, afirmou.
A agenda sustentável será conduzida pela SAD em parceria com a Fundação Escola de Governo (Escola Gov) e a Ageprev. A Escola Gov terá como desafio ampliar a capacitação dos servidores, enquanto a Ageprev busca consolidar um corpo técnico especializado na área previdenciária.
Com o início do ciclo 2026 dos contratos de gestão, o Governo do Estado reforça o modelo baseado em planejamento estratégico, responsabilidade institucional e foco em resultados, com a meta de aprimorar a governança e gerar impactos diretos na vida da população sul-mato-grossense. Com informações:Agência MS GOV
