|
Hoje é Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026.
O Governo Federal determinou que o X, antigo Twitter, adote medidas imediatas para impedir a produção de conteúdos sexualizados gerados pelo Grok, assistente de Inteligência Artificial da plataforma. A cobrança foi feita na quarta-feira (11) após a ferramenta ser utilizada para criar e disseminar imagens e vídeos envolvendo mulheres e crianças sem consentimento.
Esta é a segunda notificação feita pelo governo brasileiro. Em janeiro, a gestão federal já havia exigido soluções técnicas para impedir a criação de conteúdos erotizados envolvendo menores e adultos por meio da tecnologia. Na ocasião, o X informou que adotou medidas de segurança e suspendeu contas envolvidas, mas, segundo as autoridades, as ações foram consideradas insuficientes.
Em nota, o governo afirmou que testes preliminares realizados por equipes técnicas apontaram a continuidade da geração e circulação de conteúdos irregulares. O caso é acompanhado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Diante disso, a plataforma deverá adotar novos mecanismos para impedir a criação de deepfakes pelo Grok e apresentar relatórios mensais detalhando o número de postagens removidas e contas suspensas por esse tipo de conteúdo. O primeiro documento deverá ser entregue ainda em fevereiro.
Caso as determinações não sejam cumpridas, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) informou que poderá aplicar multas diárias e outras sanções, além de responsabilização por crime de desobediência e possíveis ações judiciais. Com informações: Bacci Notícias
