|
Hoje é Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2026.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 80 anos, participou nesta quarta-feira (11) de uma cerimônia no Palácio do Planalto exibindo uma marca escura no topo da cabeça. A mancha é resultado de um procedimento de cauterização realizado para remover uma queratose, condição caracterizada pelo acúmulo de pele no couro cabeludo.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), a intervenção foi feita na noite de domingo (8), em São Paulo, e durou pouco mais de um minuto. Desde então, Lula vinha cumprindo compromissos no estado utilizando chapéu. A informação sobre o procedimento foi divulgada oficialmente apenas nesta quarta-feira.
A queratose é um problema dermatológico geralmente associado à exposição excessiva ao sol. A cauterização provoca uma pequena queimadura controlada no local, o que explica a marca visível durante o evento público.
O procedimento ocorreu enquanto o presidente ainda se recupera de uma cirurgia de catarata realizada no fim de janeiro. Nos últimos anos, Lula também passou por outros atendimentos médicos. No final de 2023, foi submetido a cirurgia para tratar artrose. Já no fim de 2024, precisou ser internado após apresentar sangramento intracraniano.
Apesar dos recentes cuidados médicos, a agenda presidencial segue mantida. Nos próximos dias, Lula deve cumprir compromissos relacionados ao período de carnaval, com previsão de viagem a Recife no sábado pela manhã e, posteriormente, a Salvador. No domingo, o presidente deve acompanhar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que neste ano apresentará um enredo em sua homenagem. Com informações: Bacci Notícias
