| Hoje é Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2026.

Pequenos negócios impulsionam turismo e levam setor a recorde de contratações e receita no Brasil

Com apoio do Sebrae, micro e pequenas empresas respondem por mais de 1,9 milhão de empregos formais e pelo aumento dos gastos de turistas estrangeiros em 2025.
Ampliar
Por: Editorial | 06/02/2026 15:19

O setor do turismo brasileiro consolidou-se como um dos principais motores da economia nacional em 2025, impulsionado majoritariamente pelos pequenos negócios, que representam mais de 90% das empresas do segmento. De acordo com dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), analisados pelo Ministério do Turismo, o setor encerrou o ano com mais de 1,9 milhão de contratações com carteira assinada.

O desempenho positivo também foi acompanhado pelo aumento da receita gerada por turistas internacionais. Segundo o Banco Central, os gastos de visitantes estrangeiros no Brasil somaram aproximadamente R$ 41,5 bilhões em 2025, um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior, reforçando a retomada e a expansão do turismo no país.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que as micro e pequenas empresas são responsáveis por cerca de 97% da atividade turística nacional e têm papel estratégico na geração de emprego e renda. Ele ressalta que o Brasil possui características únicas, como a diversidade de seis biomas e a pluralidade cultural, que se transformam em vantagens competitivas no mercado internacional.

Segundo Lima, o Sebrae atua de forma integrada com o governo federal e os empreendedores do setor, oferecendo cursos, consultorias, conteúdos técnicos e acesso ao crédito. Essas ações contribuíram para que o crescimento do número de contratações também se refletisse no aumento do faturamento das empresas, garantindo maior sustentabilidade ao desenvolvimento do turismo.

Com esse avanço, o estoque total de trabalhadores empregados no turismo alcançou mais de 2,3 milhões de pessoas em dezembro de 2025. O número representa um crescimento de 3,5% em relação a 2024, de 6,7% na comparação com 2023 e de 12,4% em relação a 2022, demonstrando uma trajetória consistente de expansão do setor.

Outro fator determinante para o resultado positivo foi a maior exposição do Brasil no exterior. A coordenadora de Serviços e Economias do Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, avalia que a estratégia de promoção internacional dos destinos brasileiros foi decisiva para a atração de recursos estrangeiros. Entre as iniciativas, destaca-se o projeto Feel Brasil, que reúne 101 experiências turísticas em 61 municípios.

Lago de Furnas, em Minas Gerais. (Foto: Leandro Couri.)

Com curadoria do Sebrae e apoio da inteligência de mercado da Embratur, o projeto conecta turistas internacionais a experiências autênticas, sustentáveis e inclusivas, sendo que mais de 70% dos roteiros são ofertados por micro e pequenas empresas. A plataforma apresenta conteúdos em diversos idiomas, com material audiovisual profissional, facilitando a comercialização das experiências e fortalecendo o turismo de experiência, que gera maior impacto econômico nas comunidades locais.

Para Ana Clévia, o recorde histórico de receitas do turismo internacional é resultado de uma política pública eficiente e da integração entre Sebrae e Embratur desde 2024, garantindo que os pequenos negócios estejam inseridos na dinâmica econômica global e tenham espaço em feiras e eventos internacionais para divulgar seus produtos. Com informações: Agência Sebrae




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: