|
Hoje é Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026.
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), iniciou a oferta da vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador da bronquiolite, para bebês prematuros e crianças com comorbidades atendidas pela rede SUS do município. A medida integra o planejamento estratégico da gestão municipal voltado à proteção integral da saúde infantil.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, a disponibilização do imunizante foi viabilizada após articulação com a Secretaria de Estado de Saúde. A vacina utiliza o anticorpo monoclonal nirsevimabe, indicado para prevenir formas graves de infecção do trato respiratório inferior associadas ao VSR em crianças de maior risco.
O público-alvo da vacinação inclui crianças prematuras nascidas com até 36 semanas e 6 dias de gestação e crianças com menos de 24 meses de idade que apresentem comorbidades, como cardiopatia congênita, broncodisplasia, imunodeficiências graves, síndrome de Down, fibrose cística, doenças neuromusculares ou anomalias congênitas das vias aéreas.
A solicitação da vacina pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde a partir desta segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026, para bebês que se enquadrem nos critérios e que tenham nascido a partir de 1º de setembro de 2025. Para receber a dose, é necessário apresentar documentação médica que comprove a condição de elegibilidade. As UBSs farão a solicitação da dose junto ao Estado e ao Ministério da Saúde.
Bebês nascidos no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) a partir de 2 de fevereiro de 2026 e que atendam aos critérios definidos receberão o nirsevimabe ainda durante a internação hospitalar.
Desde o ano passado, o município também oferece a vacinação contra a bronquiolite para gestantes a partir da 28ª semana de gestação. A estratégia permite a transferência de anticorpos para o bebê por meio da placenta, garantindo proteção desde o nascimento, período de maior vulnerabilidade às infecções respiratórias.
A bronquiolite é uma doença respiratória aguda que afeta principalmente crianças menores de 2 anos e pode evoluir para quadros graves, com risco de internação e óbito. Os sintomas incluem coriza, tosse, dificuldade respiratória, respiração acelerada, chiado no peito e febre. Em casos mais severos, podem ocorrer cianose e pausas respiratórias. O tratamento é de suporte, já que não há medicamento específico para eliminar o vírus. Com informações: Dourados News
