|
Hoje é Terça-feira, 27 de Janeiro de 2026.
A Fifa lançou oficialmente no domingo (25) a marca e a identidade visual da Copa do Mundo Feminina 2027, durante evento realizado em Copacabana, no Rio de Janeiro. O torneio será disputado entre 24 de junho e 25 de julho de 2027, em oito cidades brasileiras, com a participação de 32 seleções.
O ministro do Esporte, André Fufuca, participou da cerimônia e enfatizou o compromisso do Governo do Brasil com a organização do Mundial e o fortalecimento do futebol feminino. Esta será a primeira edição feminina da Copa do Mundo realizada no Brasil e na América do Sul.
Segundo Fufuca, o objetivo é realizar “não apenas mais uma Copa do Mundo, mas a melhor Copa do Mundo Feminina da história”, destacando a expectativa em torno da Seleção Brasileira Feminina, que estará classificada automaticamente como país-sede.
A programação de lançamento incluiu um festival de rua na Avenida Atlântica, com ilustradores das oito cidades-sede produzindo obras junto aos torcedores, aproximando o público do evento e valorizando a diversidade cultural brasileira. A cerimônia principal ocorreu em um hotel da orla de Copacabana, com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino; do presidente da CBF, Samir Xaud; dirigentes, técnicos das seleções brasileiras; e ícones do futebol nacional, como Cristiane, Formiga, Cafu e Ronaldo Fenômeno.
A marca oficial da Copa do Mundo Feminina traz as letras “M” e “W”, em referência às palavras Women e World. Um losango no centro remete à bandeira brasileira, reforçando a identidade do país-sede, e o nome Brasil é mantido com “S” nas comunicações internacionais, valorizando a língua portuguesa e a cultura nacional.
A realização do torneio é fruto da parceria entre a Fifa e o Governo do Brasil, com atuação do Ministério do Esporte na articulação institucional e no planejamento das ações relacionadas à competição. O Ministério busca deixar um legado permanente, ampliando o acesso de meninas e mulheres ao futebol, fortalecendo competições femininas e qualificando profissionais do esporte.
O Mundial será disputado nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília e Porto Alegre. Além do impacto esportivo, a Copa deve impulsionar o turismo, gerar empregos e renda, e movimentar a economia local.
O presidente da CBF, Samir Xaud, ressaltou a importância histórica do torneio: “O Brasil está pronto, a CBF está pronta e a Seleção está pronta. Esperamos contar com a torcida para apoiar nossas atletas e fazer do Mundial de 2027 um grande evento”.Com informações: Agência GOV
