|
Hoje é Domingo, 11 de Janeiro de 2026.
Dourados e municípios do sul de Mato Grosso do Sul entraram em faixa de alerta de tempestade neste sábado (10) em razão da formação e chegada do primeiro ciclone extratropical de 2026. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e começou às 10h30, com validade até o meio-dia de domingo (11).
O grau de severidade do alerta é classificado como “perigo”. Segundo o Inmet, o fenômeno pode provocar chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a até 100 milímetros ao longo do dia. Também são esperados ventos fortes, com rajadas que podem atingir até 100 quilômetros por hora.
Além das chuvas e ventos, há risco de queda de granizo, alagamentos, interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações e quedas de árvores. Diante desse cenário, as autoridades orientam a população a evitar abrigo sob árvores, devido ao risco de descargas elétricas e quedas, e a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Em situações de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
De acordo com a previsão meteorológica, as chuvas podem ocorrer a qualquer momento ao longo deste sábado, com temperatura máxima em torno de 34 °C. No domingo, os termômetros devem variar entre 23 °C e 31 °C, com a instabilidade persistindo na região.
Para o início da próxima semana, a previsão indica muitas nuvens e chuvas isoladas. Na segunda-feira, a temperatura mínima prevista é de 20 °C, enquanto a máxima pode novamente alcançar os 34 °C. Com informações: Dourados News
