|
Hoje é Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2026.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que se reunirá em Washington com a líder da oposição venezuelana e vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, María Corina Machado, na próxima semana. A confirmação foi feita em entrevista ao programa Hannity, da Fox News, na quinta-feira (8).
Trump afirmou que entende que Machado “virá em algum momento” na semana que vem e disse estar ansioso para cumprimentá-la. O encontro ocorre em meio ao contexto político venezuelano, após a recente captura do ex-presidente Nicolás Maduro por forças ligadas aos EUA e a transição política no país.
Na entrevista, o presidente também comentou sobre uma declaração atribuída à líder venezuelana, segundo a qual ela gostaria de entregar simbolicamente o Nobel da Paz a ele em reconhecimento ao seu apoio à democracia na Venezuela. Trump disse que ouviu falar dessa intenção e que seria “uma grande honra” receber esse gesto.
Apesar das declarações amistosas, Trump já havia expressado anteriormente frustração com a decisão do Comitê Nobel da Paz de conceder o prêmio a Machado, criticando o processo de escolha. O instituto Nobel, por sua vez, esclareceu que o prêmio não pode ser revogado ou transferido para outra pessoa após ser oficialmente concedido.
O encontro entre Trump e Machado será o primeiro entre os dois desde que ela foi laureada com o Nobel, um reconhecimento internacional por seu trabalho em prol da democracia venezuelana. A visita da líder opositora a Washington marca um capítulo importante nas relações entre os EUA e o processo de transição política na Venezuela. Com informações: Washington Post/ IstoÉIndependente/ Reuters/ Axios/ g1
