|
Hoje é Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026.
A primeira Superlua de 2026 poderá ser observada no céu neste sábado (3), marcando o início do calendário astronômico do ano. O fenômeno acontece durante a fase de Lua Cheia, que será registrada às 7h03 (horário de Brasília).
Apesar do nome, a Lua não muda de tamanho. Segundo o astrônomo Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o que ocorre é a aproximação natural da Lua em relação à Terra, o que faz com que ela pareça maior e mais luminosa para quem observa da superfície terrestre.
Na Superlua de janeiro, o satélite natural atingiu uma distância aproximada de 362.312 quilômetros da Terra, considerada relativamente curta em termos astronômicos. Com isso, o diâmetro aparente da Lua Cheia chegou a 32,92 minutos de arco, valor significativamente maior do que o observado em uma Microlua.
Em contraste, a menor Lua Cheia de 2026, prevista para o dia 31 de maio, ocorrerá quando a Lua estiver a cerca de 406.135 quilômetros da Terra. Nessa data, o diâmetro aparente será de apenas 29,42 minutos de arco, quase 10% menor do que o registrado na Superlua de janeiro. Com informações: Ivi Noticiais.
