|
Hoje é Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026.
A partir de 2026, os moradores de Dourados não receberão mais em casa o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A Prefeitura adotou de forma definitiva o modelo 100% digital para a emissão e o pagamento do tributo, encerrando a distribuição de versões impressas. A mudança deve gerar uma economia aproximada de R$ 1 milhão apenas com custos de impressão e envio pelos Correios.
Segundo a secretária municipal de Fazenda, Suelen Nunes Venâncio, nos últimos quatro anos o Município gastou cerca de R$ 4 milhões com a confecção e postagem dos carnês físicos. De acordo com a gestora, os recursos economizados poderão ser direcionados para áreas essenciais, como saúde e educação.
Levantamento da Secretaria de Fazenda aponta que, em 2025, aproximadamente 60% dos contribuintes já efetuaram o pagamento do IPTU por meio do PIX, acessando diretamente o site da Prefeitura, sem a necessidade do carnê impresso. Além disso, cerca de 10% dos documentos enviados pelos Correios retornaram por problemas de endereço ou falhas na entrega.
Com o novo formato, o IPTU 2026 estará disponível exclusivamente em meio digital. O contribuinte poderá acessar o boleto por computador, celular ou tablet, optando pelo pagamento via PIX, linha digitável ou código de barras.
Para atender pessoas sem familiaridade ou acesso aos meios digitais, a Prefeitura irá disponibilizar uma rede integrada de apoio presencial. A partir da próxima semana, locais como escolas municipais, Centros de Educação Infantil, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Administrativo Municipal, Central de Atendimento ao Cidadão, PoupaTempo e outros pontos estratégicos passarão a imprimir os boletos do IPTU.
Ao todo, estão previstos cerca de 30 pontos de atendimento descentralizados. Além disso, os contribuintes poderão utilizar os canais digitais e telefônicos da Secretaria de Fazenda, como a Unidade de Cobrança e a Unidade de Atendimento, além do acesso direto pelo site oficial da Prefeitura de Dourados. Com informações: Diário Digital
