| Hoje é Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026.

Maduro diz que Venezuela está aberta a acordo com os EUA para combate ao narcotráfico

Ditador também afirma que o país aceita investimentos americanos no setor petrolífero, em meio ao aumento das tensões entre Caracas e Washington.
Ampliar
Nicolás Maduro falou sobre possível acordo com os Estados Unidos em entrevista à emissora estatal venezuelana. (Foto: Divulgação). Por: Editorial | 02/01/2026 09:58

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que o regime está disposto a firmar um acordo com os Estados Unidos para o combate ao narcotráfico. A declaração foi feita durante entrevista à emissora estatal VTV, na qual ele disse que o diálogo pode avançar caso haja disposição diplomática por parte do governo norte-americano.

Segundo Maduro, o governo venezuelano já sinalizou a interlocutores dos Estados Unidos que está pronto para iniciar conversas “sérias, com fatos concretos” sobre o tema. Ele alegou que a Venezuela possui um modelo “exemplar e muito eficaz” no enfrentamento ao narcotráfico e classificou as acusações feitas contra o país como parte de uma narrativa falsa.

Durante a entrevista, o ditador também mencionou a possibilidade de um acordo para investimentos no setor petrolífero. Maduro declarou que, caso haja interesse no petróleo venezuelano, o país estaria aberto à participação de empresas americanas, citando experiências anteriores envolvendo a Chevron. As falas ocorrem após os Estados Unidos intensificarem medidas contra petroleiros sancionados da Venezuela, incluindo bloqueios e interceptações de navios.

Maduro afirmou ainda que existe “maturidade” para se chegar a um entendimento com Washington, desde que haja racionalidade e diplomacia. Ele voltou a negar qualquer envolvimento do governo venezuelano com o narcotráfico, comparando as acusações atuais às alegações sobre armas de destruição em massa usadas no passado para justificar conflitos internacionais.

O clima entre os dois países segue tenso. Os Estados Unidos aumentaram a recompensa por informações que levem à prisão de Maduro, enviaram forças militares para a região do Caribe sob a justificativa de combater o narcotráfico e intensificaram a pressão política e econômica sobre o regime venezuelano. Caracas, por sua vez, classificou ações como a apreensão de petroleiros como atos ilegais e de pirataria internacional. Com informações: CNN Brasil.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: