|
Hoje é Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025.
Isiah Whitlock Jr., ator norte-americano conhecido principalmente por seu papel na série “The Wire”, morreu nesta terça-feira (31), aos 71 anos, em Nova York. A informação foi confirmada por seu empresário, Brian Liebman, em declaração à CNN.
Segundo Liebman, o ator faleceu de forma pacífica após “uma corajosa batalha contra uma breve doença”. Em nota, o empresário destacou o talento e o caráter de Whitlock, afirmando que ele era um ator brilhante e uma pessoa admirada por todos que conviveram com ele.
Com uma carreira que se estendeu por mais de 30 anos, Isiah Whitlock Jr. atuou tanto na televisão quanto no cinema. Ele participou de diversos filmes dirigidos por Spike Lee, entre eles “A Última Noite”, “Infiltrado na Klan” e “Destacamento Blood”.
Na televisão, iniciou a carreira ainda nos anos 1980, em “Cagney & Lacey”, e se tornou presença frequente em séries policiais como “Law & Order” e “NYPD Blue”. Mais recentemente, interpretou um chefe de polícia na série “The Residence”, da Netflix.
Whitlock ficou mundialmente conhecido por viver o senador corrupto R. Clayton “Clay” Davis em todas as cinco temporadas de “The Wire”, série da HBO criada por David Simon e considerada uma das mais importantes da história da televisão. O personagem ficou marcado por um bordão que se popularizou na cultura americana, algo que o próprio ator costumava comentar com bom humor em entrevistas.
Além disso, ele teve papel recorrente na série “Veep”, interpretando o general George Maddox, secretário de Defesa que ameaça concorrer contra a vice-presidente Selina Meyer, personagem de Julia Louis-Dreyfus.
Nascido em Indiana, Isiah Whitlock Jr. era o quinto de dez filhos. Estudou no American Conservatory Theater, em São Francisco, antes de se estabelecer em Nova York, cidade onde viveu por décadas e onde faleceu. Seu agente afirmou que o ator era muito querido por colegas de trabalho e será profundamente lembrado. Com informações: CNN
