|
Hoje é Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025.
No último dia do ano, a dúvida é quase tão tradicional quanto os fogos de artifício: vai chover na hora da virada? De acordo com meteorologistas, embora haja risco de temporais em diversas regiões do Brasil ao longo desta terça-feira, 31 de dezembro, a expectativa é de que a madrugada do Réveillon tenha tempo mais estável, sem previsão de chuva forte.
Com o enfraquecimento da onda de calor que atuou principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos últimos dias, o calor ainda persiste. As temperaturas máximas devem alcançar cerca de 30 °C em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande e Curitiba. No Rio de Janeiro, os termômetros podem chegar aos 35 °C, enquanto Porto Alegre deve registrar até 31 °C.
Mesmo com o calor, áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuva em algumas regiões. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, há risco de tempestades em partes de São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, faixa central de Goiás, Distrito Federal, leste de Mato Grosso, extremo sul do Tocantins, além de áreas do Amazonas e do Amapá. Nessas localidades, a chuva pode ser intensa, com volumes elevados e rajadas de vento fortes.
No Mato Grosso do Sul, o dia deve ser quente, com máximas em torno dos 30 °C a 32 °C. Há previsão de sol entre nuvens e possibilidade de pancadas de chuva isoladas, principalmente à tarde. No sul do estado, incluindo a região de Naviraí, o cenário é semelhante: calor durante o dia, chance de chuva passageira no período da tarde e início da noite, mas sem indicativos de chuva forte na hora da virada.
No litoral brasileiro, a previsão também é, em geral, favorável para as comemorações. No Sul, o dia começa com sol, mas a instabilidade aumenta à tarde e à noite, com possibilidade de pancadas isoladas no litoral norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Já no litoral sul gaúcho, a tendência é de tempo firme e céu aberto durante a virada.
No Sudeste, o tempo varia ao longo do dia, com sol, calor e pancadas típicas de verão. A virada deve ser de tempo mais estável no litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, enquanto o litoral paulista pode ter chuva isolada.
No Nordeste, onde o Réveillon na praia é tradição, o tempo deve permanecer estável na maior parte do litoral. Apenas Recife, Natal e São Luís têm chance de chuva fraca e isolada. Nas demais áreas, a noite da virada deve ocorrer sem chuva.
No Norte do país, a atuação da Zona de Convergência Intertropical favorece tempo mais estável no litoral do Pará, enquanto no Amapá há maior risco de chuva na noite do Réveillon. Com informações: g1
