|
Hoje é Terça-feira, 30 de Dezembro de 2025.
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou nesta terça-feira (30) que o país dará uma resposta dura a qualquer tipo de agressão externa. A declaração ocorre um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionar a possibilidade de apoiar um novo ataque caso o Irã retome a construção de armas nucleares ou o fortalecimento de seus programas de mísseis balísticos.
Em publicação na rede social X, Pezeshkian declarou que “a resposta da República Islâmica do Irã a qualquer agressão tirânica será dura e lamentável”, reforçando o tom de alerta diante das falas do líder americano.
Na segunda-feira (29), Trump afirmou que Washington poderia apoiar outra grande ofensiva caso Teerã retomasse atividades militares sensíveis. Segundo ele, há relatos de que o Irã estaria reconstruindo estruturas ligadas a armamentos, possivelmente em locais diferentes daqueles já atingidos por ataques anteriores. “Tenho lido que eles estão construindo armas e outras coisas, e se estiverem, não estão usando os locais que destruímos, mas possivelmente outros locais”, disse o presidente dos EUA durante coletiva de imprensa.
As forças americanas atacaram, em junho, três das principais instalações nucleares do Irã. À época, Trump afirmou que os locais haviam sido “obliterados”. No entanto, uma avaliação posterior do governo dos Estados Unidos indicou que apenas uma das instalações, a de Fordow, sofreu danos significativos.
Também nesta terça-feira, a Rússia pediu moderação e defendeu o fim da escalada de tensões, após as declarações do presidente americano. O cenário aumenta a preocupação internacional com o agravamento das relações entre Estados Unidos e Irã e com possíveis impactos na estabilidade do Oriente Médio. Com informações: CNN
