|
Hoje é Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2025.
O Flamengo anunciou nesta segunda-feira (29) a renovação do contrato do técnico Filipe Luís. Após uma negociação considerada longa e desgastante internamente, as partes chegaram a um acordo, e o treinador permanecerá no comando da equipe até o fim de 2027, com valorização salarial incluída no novo vínculo.
A confirmação do acerto destrava o planejamento do clube para a temporada de 2026. Apesar de Filipe Luís já participar das decisões esportivas, a indefinição sobre sua permanência gerava insegurança na diretoria, que chegou a cogitar outros nomes para o comando técnico, como Leonardo Jardim, Artur Jorge e Thiago Motta. A prioridade, no entanto, sempre foi a continuidade do trabalho do atual treinador.
Segundo o diretor executivo de futebol, José Boto, o acordo foi possível graças ao interesse mútuo na manutenção do projeto e à disposição de ambas as partes para ajustar interesses financeiros e contratuais dentro das políticas de governança do clube. As tratativas se intensificaram nos últimos dias, com flexibilizações em pontos como bonificações e multa rescisória.
Desde que assumiu o Flamengo, em outubro de 2024, após a saída de Tite, Filipe Luís recebia o mesmo salário, considerado o menor entre os treinadores da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o novo contrato, ele passará a receber um aumento significativo, refletindo a valorização conquistada ao longo da temporada.
O treinador encerrou o ano em alta após conquistar os títulos do Brasileirão e da Libertadores, além de uma boa campanha na Copa Intercontinental. A continuidade do trabalho era vista como estratégica pelo clube, especialmente diante do planejamento já em andamento para 2026.
Apesar do desejo futuro de trabalhar no futebol europeu, Filipe Luís avaliou que este não é o momento ideal para uma mudança. Além da janela menos favorável, ele ainda não possui as licenças exigidas pela Uefa para atuar no continente. O técnico passa férias na Europa, enquanto o elenco profissional do Flamengo deve se reapresentar na segunda quinzena de janeiro para a disputa do Campeonato Carioca, do Brasileirão e da Supercopa, que será o primeiro título da temporada, contra o Corinthians, no dia 24 de janeiro. Com informações: ge
