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Hoje é Terça-feira, 23 de Dezembro de 2025.
O Governo de Mato Grosso do Sul instituiu a Câmara Temática de Segurança (CT Segurança) no âmbito do Comitê Estadual da Rota Bioceânica, com o objetivo de integrar e fortalecer as ações estratégicas de segurança pública ao longo do corredor internacional. A criação da instância foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (22).
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), busca ampliar a articulação interinstitucional entre os órgãos da Administração Pública Estadual, garantindo planejamento e execução integrada das ações de segurança relacionadas à Rota Bioceânica.
O regulamento reconhece ainda a importância da atuação coordenada entre órgãos estaduais e federais, especialmente no enfrentamento de demandas ligadas à segurança viária, à inteligência e ao trabalho da polícia judiciária. A CT Segurança será responsável pela discussão, proposição e acompanhamento de medidas voltadas à segurança pública no contexto do corredor bioceânico.
O grupo será composto por representantes dos órgãos de segurança pública e da política penitenciária de Mato Grosso do Sul, indicados formalmente pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública. A estrutura contará com três subgrupos temáticos: Segurança Viária, Inteligência e Polícia Judiciária. Também está prevista a participação de instituições federais, como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso do Sul, além de outras agências públicas, conforme deliberação dos membros da câmara.
Projeto estratégico
A Rota Bioceânica é considerada um dos principais projetos de integração logística da América do Sul. A Ponte Internacional, que ligará Porto Murtinho ao município paraguaio de Carmelo Peralta, tem previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2026. A estrutura terá 1.294 metros de extensão e 21 metros de largura.
No Paraguai, já foi finalizada a pavimentação de 280 quilômetros entre Carmelo Peralta e Loma Plata, enquanto segue em andamento o asfaltamento do trecho entre Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, na fronteira com a Argentina. No lado brasileiro, estão em execução 13,1 quilômetros de acessos que conectam a BR-267 à cabeceira da ponte, incluindo a construção de quatro pontes intermediárias, uma delas com quase 700 metros sobre área alagada. O investimento no Brasil soma R$ 474 milhões, sob responsabilidade do Consórcio PDC Fronteira. Com informações: Campo Grande News.
