|
Hoje é Terça-feira, 23 de Dezembro de 2025.
A prévia da inflação oficial de dezembro, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), registrou alta de 0,25%. Com o resultado, o índice passou a acumular variação de 4,41% em 12 meses, permanecendo dentro do limite de tolerância da meta de inflação estabelecida pelo governo federal.
Este é o segundo mês consecutivo em que o indicador se mantém dentro da margem prevista. Em novembro, o IPCA-15 havia recuado para 4,5%, após permanecer acima do teto desde janeiro. O maior patamar do período foi registrado em abril, quando o acumulado em 12 meses chegou a 5,49%.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o mais recente boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central com instituições financeiras e divulgado na segunda-feira (22), projeta que a inflação oficial deve encerrar 2025 em 4,33%, também dentro do intervalo de tolerância da meta.
O IPCA-15 utiliza metodologia semelhante à do IPCA, índice oficial que baliza a política de metas de inflação, fixada em 3% ao ano, com margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. A principal diferença entre os dois indicadores está no período de coleta de preços e na abrangência geográfica.
Na leitura de dezembro, a coleta do IPCA-15 ocorreu entre 14 de novembro e 12 de dezembro, sendo realizada em 11 localidades do país. Já o IPCA completo abrange 16 localidades e terá o resultado de dezembro divulgado no próximo dia 9 de janeiro. Ambos consideram uma cesta de bens e serviços consumidos por famílias com renda mensal entre um e 40 salários mínimos, atualmente fixado em R$ 1.518. Com informações: Agência Brasil.
