|
Hoje é Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2025.
Um tenente-general das Forças Armadas da Rússia morreu nesta segunda-feira (22) após a explosão de um carro-bomba no sul de Moscou. O militar dirigia um Kia Sorento quando o veículo explodiu em um estacionamento da capital russa.
Segundo o governo russo, a vítima chefiava o departamento de formação operacional do Estado-Maior das Forças Armadas. O Comitê de Investigação da Rússia informou que abriu um inquérito e classificou o caso como assassinato.
De acordo com as autoridades, um artefato explosivo foi colocado sob o veículo e acionado enquanto o general estava no local. Ele não resistiu aos ferimentos provocados pela explosão, conforme nota oficial do comitê.
O órgão também informou que apura uma possível ligação do ataque com a Ucrânia. Entre as linhas de investigação está a hipótese de envolvimento de serviços especiais ucranianos. Até a última atualização, o governo da Ucrânia não havia se manifestado sobre o episódio.
Casos semelhantes envolvendo oficiais russos de alta patente têm sido registrados desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022. Em abril deste ano, um general que ocupava cargo de destaque no Estado-Maior morreu em uma explosão de carro-bomba nos arredores de Moscou.
Em dezembro de 2024, o comandante das Forças Armadas de defesa radiológica, química e biológica morreu após a explosão de um patinete elétrico na capital russa, em um ataque reivindicado pelo Serviço de Segurança da Ucrânia. Já em agosto de 2022, uma explosão de carro perto de Moscou matou a filha de um ideólogo próximo ao presidente Vladimir Putin. Com informações: G1.
