| Hoje é Sábado, 20 de Dezembro de 2025.

Assinado contrato para compra de vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan

Ministério da Saúde vai investir cerca de R$ 368 milhões nas primeiras doses do imunizante em dose única aprovado pela Anvisa.
Ampliar
Ministro da Saúde assina contrato de compra da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde) Por: Editorial | 20/12/2025 07:42

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nesta sexta-feira (19), em São Paulo, o contrato para aquisição das primeiras doses da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan. O investimento inicial previsto no contrato é de aproximadamente R$ 368 milhões.

A vacina Butantan-DV foi aprovada pela Anvisa no início deste mês e é o primeiro imunizante contra a dengue em dose única no mundo. O produto foi testado para aplicação na população entre 12 e 59 anos de idade.

Nos próximos dias, o Instituto Butantan deverá entregar 300 mil doses ao Ministério da Saúde. Essas vacinas serão utilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para imunizar voluntários que participaram dos estudos clínicos, além de ações de vacinação nos municípios de Botucatu (SP) e Maranguape (CE). Há também a possibilidade de inclusão de Nova Lima (MG), onde serão realizados estudos para avaliar a vacinação em massa da população. A expectativa é de que a aplicação dessas primeiras doses comece entre os dias 17 e 18 de janeiro.

Segundo o ministro Alexandre Padilha, estudos indicam que a vacinação de 40% a 50% da população pode ter alto impacto no controle da dengue e de surtos epidêmicos. Por isso, a estratégia inicial será acompanhar os efeitos da vacinação nessas cidades ao longo dos próximos anos.

Até o final de janeiro, o Butantan deverá entregar mais 1 milhão de doses ao ministério, que serão destinadas à vacinação de profissionais da Atenção Primária à Saúde, que atuam em Unidades Básicas de Saúde e em visitas domiciliares. Conforme novas remessas forem entregues, a vacinação será ampliada gradualmente para o público em geral, começando pelos adultos de 59 anos e avançando até jovens de 15 anos.

Os adolescentes entre 10 e 14 anos continuam sendo vacinados com outro imunizante, desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda, aplicado em duas doses e já incorporado ao SUS desde 2024. Mais de 7,4 milhões de doses dessa vacina já foram aplicadas, e o Ministério da Saúde garantiu a compra de mais 9 milhões de doses para 2026.

Pessoas com mais de 60 anos ainda não poderão receber a vacina do Butantan, pois não houve estudos clínicos com esse público. De acordo com o instituto, os testes com idosos devem começar em janeiro.

A Butantan-DV utiliza a tecnologia de vírus vivo atenuado e foi desenvolvida a partir de uma parceria entre o Instituto Butantan, o Ministério da Saúde e a empresa chinesa WuXi Vaccines. A expectativa é de que até 30 milhões de doses sejam entregues ao governo federal até o segundo semestre de 2026.

Durante a assinatura do contrato, o ministro reforçou a segurança do imunizante e destacou que a vacina passou por rigorosos processos de avaliação. Estudos apontam eficácia global de 74,7% contra a dengue sintomática, além de 89% de proteção contra formas graves da doença. Apesar do avanço, o governo alerta que a vacinação não substitui as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue. Com informações:Agência Brasil




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: