|
Hoje é Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025.
No dia da eleição, o governador regional de Antofagasta, Ricardo Díaz, fez um apelo à união e à superação da polarização política que marcou o processo presidencial. Ele destacou que, além do resultado eleitoral, o maior desafio será trabalhar pelo bem do país e, especialmente, pela região de Antofagasta.
“O processo foi muito polarizado; infelizmente, vimos as redes sociais inundadas de mensagens de ódio, insultos e comentários depreciativos. Espero que, após as eleições, entendamos que o que permanece é o país e, sobretudo, a região”, afirmou Díaz, ressaltando que a região enfrenta desafios estruturais que exigem cooperação e diálogo.
Questionado sobre a relação com o próximo governo, independentemente do eleito, o governador garantiu que manterá o compromisso com a colaboração institucional. “Para o bem da região, trabalharemos com ambos os candidatos à presidência, como sempre fiz, mesmo com autoridades de diferentes orientações políticas”, disse.
Entre as prioridades estratégicas para os próximos anos, Díaz citou o corredor bioceânico, o desenvolvimento do hidrogênio verde após aprovação da maior usina do país e a importância de Antofagasta na mineração, concentrando 100% do lítio, dois terços do cobre e quase 80 bilhões de dólares em investimentos futuros.
Por fim, o governador fez um apelo direto ao próximo governo: “Desta vez, tem que ser com a região. Chega de uma região que se sente pisoteada ou maltratada. Quem quer que se torne presidente deve trabalhar para o bem de Antofagasta.” Com informações: Rota Bioceanica
