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Hoje é Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025.
Em três anos, o Brasil alcançou a abertura de mais de 500 novos mercados internacionais em mais de 80 países, consolidando uma das maiores expansões comerciais da história recente. Os números foram apresentados nesta segunda-feira (15), em Brasília, durante cerimônia que celebrou os resultados da política de promoção comercial e a inauguração da sede própria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
As ações do governo federal já resultaram em US$ 3,4 bilhões em exportações para empresas brasileiras, incluindo pequenos negócios. De acordo com a metodologia adotada pela ApexBrasil, cada autorização sanitária, regulatória ou comercial concedida para um produto específico em determinado destino é considerada um novo mercado. O potencial anual dessas aberturas supera US$ 37,5 bilhões, com destaque para carnes, algodão, frutas e pescados.
Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância da responsabilidade ambiental e da qualidade dos produtos para ampliar a presença brasileira no comércio internacional. Segundo ele, a retomada do protagonismo do país no cenário global passa pelo compromisso com sustentabilidade, competitividade e melhoria contínua da produção nacional.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, foi homenageado pela ApexBrasil pela contribuição ao fortalecimento do comércio exterior e pelo apoio à internacionalização de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Lima destacou que o Sebrae atua para capacitar e preparar os pequenos negócios para competir no mercado externo, em parceria estratégica com a ApexBrasil.
“Quanto mais corretos nós formos na questão climática, ambiental, na qualidade do produto que fabricamos, mais chance teremos de conquistar o mercado lá fora”, destacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na nova sede da ApexBrasil. (Foto: ApexBrasil / Divulgação)
Atualmente, os pequenos negócios representam 41% das empresas exportadoras do país. Nos últimos dez anos, o número de empreendedores desse segmento que exportam cresceu 120%, e, em 2023, eles movimentaram US$ 2,8 bilhões em vendas externas, um dos melhores resultados da série histórica. Com informações: Agência Sebrae
