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Hoje é Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou o relatório final sobre o acidente ocorrido em 20 de maio de 2018 com a aeronave que transportava o DJ Alok no Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora. O documento aponta que a decolagem foi iniciada com o avião acima do peso máximo permitido e que alertas críticos foram ignorados pela tripulação.
Segundo a investigação, o jato Cessna 560XL estava 175 quilos acima do limite operacional de 9.247 quilos. O relatório indica que os pilotos haviam sido informados de que apenas quatro passageiros embarcariam, mas outros três ingressaram na aeronave sem aviso prévio, quando o sistema já estava configurado para um peso menor. A discrepância não foi corrigida e interferiu na performance para a decolagem.
Durante o procedimento, a aeronave apresentou duas vezes o alerta “NO TAKEOFF”, que indica ausência de condições seguras para prosseguir. Apesar disso, os pilotos mantiveram a aceleração. Apenas tardiamente a tripulação decidiu interromper a decolagem, mas a distância restante de pista não foi suficiente para parar a aeronave, que ultrapassou o limite, atingiu uma área de mata e provocou um pequeno incêndio.
Os nove ocupantes, entre eles o DJ Alok, não sofreram ferimentos. A aeronave teve danos leves na fuselagem dianteira e no trem de pouso. O voo tinha como destino Belém e partia do Aeródromo Francisco de Assis (SBJF). O Cenipa conclui que falhas de planejamento, complacência diante dos alertas e decisões tardias contribuíram diretamente para o acidente. Com informações: Metropoles
