| Hoje é Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2026.

Varela diz que uruguaios gostam de se imaginar no Peñarol e exalta Arrascaeta no Flamengo: “Nível de Zico”

Lateral vive melhor fase no Flamengo, credita evolução à chegada de Filipe Luís e comenta futuro dos compatriotas De la Cruz e Viña.
Ampliar
Varela comemora gol pelo Flamengo contra o Estudiantes. (Foto: André Durão/ge) Por: Editorial | 11/12/2025 15:12

Vivendo o melhor momento da carreira, Matías Varela afirmou que a chegada de Filipe Luís à comissão técnica foi o ponto de virada para sua evolução no Flamengo. Em entrevista ao El Espectador Deportes, o uruguaio relatou que, ao chegar ao clube, foi orientado a priorizar o sistema defensivo, mas que sua função mudou com o novo comando. Segundo ele, Filipe passou a incentivá-lo a avançar mais, algo que também já havia experimentado com Marcelo Bielsa na seleção uruguaia.

Varela destacou que, no início, entendia que não era necessário apoiar tanto o ataque devido à qualidade dos pontas do elenco rubro-negro. Contudo, após mudança de orientação, passou a ampliar sua participação ofensiva e se tornou uma das referências da equipe, inclusive sendo ovacionado pela torcida após a final da Libertadores.

O lateral também comentou o peso de Giorgian De Arrascaeta no Flamengo e no futebol brasileiro. Para Varela, o compatriota alcançou um nível comparável ao de Zico dentro do clube, tanto pela quantidade de títulos conquistados quanto pelo impacto decisivo nas grandes partidas. Ele afirmou que o meia vive um dos melhores anos da carreira e que, no Uruguai, ainda não se tem dimensão completa de seu tamanho no Flamengo.

Sobre o futuro no Peñarol, Varela admitiu ser torcedor do clube e manifestou o desejo de um dia encerrar a carreira por lá. Contudo, afirmou que ainda tem mais dois anos de contrato com o Flamengo e que não faz previsões definitivas. Disse também que Arrascaeta, De la Cruz, e outros jogadores uruguaios frequentemente comentam a possibilidade de atuarem juntos no Peñarol no futuro.

Ao falar sobre os companheiros de clube, Varela comentou a situação de De la Cruz, que sofreu com um episódio envolvendo o departamento médico. Segundo ele, o meia está bem, deve fazer um procedimento de rotina ao fim da temporada e segue importante tanto para o Flamengo quanto para a seleção uruguaia. Disse não haver qualquer indicação de saída do jogador.

Sobre Matías Viña, atualmente terceira opção na lateral esquerda, Varela afirmou que não sabe qual será o futuro do defensor, mas lembrou que ele vem de lesão grave e que uma boa pré-temporada pode recolocá-lo na disputa por espaço. Com informações: ge




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: