|
Hoje é Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026.
O 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2º BPMA) realizou, na quarta-feira (10/12), a doação de um pintado medindo 1,40 metro e pesando 21 kg, apreendido na última sexta-feira (05/12) durante fiscalização realizada no período de defesa a Piracema. O pescado havia sido capturado de forma ilegal no Rio Dourados e foi apreendido pela equipe da PMA quando o autor realizava o transporte do animal. Em atendimento à legislação ambiental, o exemplar foi destinado ao Hospital da Vida, garantindo seu aproveitamento social.
Integrantes do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental entregam o pintado de 1,40 m e 21 kg na cozinha do Hospital da Vida, onde a equipe de alimentação recebeu o pescado apreendido durante a Piracema.(Foto: Referência: 2º BPMA).
Somente em 2025, a sede do 2º BPMA em Dourados já havia destinado mais de 250 kg de pescado apreendido a instituições, com prioridade para entidades sem fins lucrativos, em conformidade com o disposto no Art. 135 do Decreto nº 6.514/2008. O artigo estabelece que “os bens apreendidos poderão ser doados pela autoridade competente para órgãos e entidades públicas de caráter científico, cultural, educacional, hospitalar, penal, militar e social, bem como para outras entidades sem fins lucrativos de caráter beneficente.”
Policiais do 2º BPMA realizam a entrega oficial do pintado apreendido ao Hospital da Vida, acompanhados pelo termo de doação previsto na legislação ambiental. (Foto: Referência: 2º BPMA).
A operação de apreensão ocorreu em contexto de fiscalização intensificada devido à Piracema, período crítico para a reprodução dos peixes, quando diversas espécies realizam deslocamento rio acima para desovar. Nesse intervalo, a pesca é proibida, e a fiscalização estadual é reforçada com o objetivo de preservar e renovar os estoques pesqueiros naturais. A doação do pescado apreendido pelo 2º BPMA reflete, segundo a corporação, a combinação entre a atuação fiscalizatória para proteção dos recursos naturais e o compromisso com iniciativas sociais que beneficiam a comunidade local. Com informações: BPMA
