|
Hoje é Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026.
Gestores estaduais de cultura de todo o país oficializaram nesta quarta-feira (3), em Fortaleza, a adesão à Rede de Cultura e Economia Criativa, iniciativa desenvolvida pelo Sebrae Nacional em parceria com o Ministério da Cultura. A assinatura ocorreu durante a 4ª Reunião Ordinária anual do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, realizada no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS).
O encontro reuniu representantes do Sebrae, do Governo do Ceará e do Ministério da Cultura. Entre eles estavam o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, a analista de Políticas Públicas do Sebrae, Cyntia Bicalho Uchoa, a secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, a secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, e a presidente do Fórum, Danielle Barros.

Abertura contou com a participação da ministra da Cultura (Foto: Margareth Menezes)
Durante a reunião, foram apresentados os detalhes do acordo que une políticas públicas federais e a expertise técnica do Sebrae, com foco na melhoria do ambiente de negócios para microempreendedores, pequenos negócios, cooperativas, coletivos e demais agentes da economia criativa.
A iniciativa integra o Programa Nacional Movimenta, criado pelo Sebrae como estratégia para qualificar suas ações no campo da economia criativa. O programa vem promovendo a estruturação de redes locais de cultura, realização de oficinas, desenvolvimento de diagnósticos e portfólios, apoio à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura.
Paralelamente ao Fórum, Fortaleza recebe até domingo (7) o MICBR + Ibero-América 2025, considerado o maior evento de fomento à economia criativa do país. Realizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o encontro reúne cerca de 350 empreendedores, oferece mais de 180 atividades gratuitas e promove rodadas de negócios que envolvem quinze setores criativos, como audiovisual, design, música, jogos eletrônicos, artes cênicas e moda.
A abertura do evento contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que destacou o papel estratégico do mercado criativo no desenvolvimento econômico e social do país. Ela ressaltou a importância de políticas públicas que ampliem oportunidades, gerem empregos e estimulem trajetórias criativas.
O superintendente Joaquim Cartaxo também reforçou o impacto do setor, que já representa mais de 3% do PIB brasileiro. Segundo ele, o MICBR fortalece a profissionalização e a expansão dos negócios criativos, ao proporcionar conexões, capacitação e visibilidade nacional e internacional aos empreendedores. Com informações: Agência Sebrae
