| Hoje é Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026.

Passageira vinda da China é flagrada com 240 caranguejos na bagagem

Vigiagro apreendeu caixas com crustáceos sem autorização sanitária no Aeroporto de Guarulhos, evitando riscos de introdução de doenças no país.
Ampliar
Crustáceos estavam em 12 caixas e não possuíam autorização para entrar no Brasil pelo risco de introdução de doenças. (Foto: Mapa/Divulgação) Por: Editorial | 03/12/2025 14:05

A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apreendeu 240 caranguejos que estavam na bagagem de uma passageira vinda da China. A interceptação ocorreu no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Segundo o Mapa, os animais não tinham autorização para entrar no Brasil e estavam distribuídos em 12 caixas, cada uma contendo 4,6 quilos e 20 unidades. Uma avaliação preliminar aponta que a espécie pode ser o caranguejo-de-mitene (Eriocheir sinensis), também conhecido como hairy crab ou caranguejo-peludo, considerado uma iguaria na China e apreciado em países como Singapura e Hong Kong.

A fiscalização de cargas clandestinas é uma das principais frentes de atuação do Vigiagro, que busca prevenir riscos sanitários no trânsito internacional e proteger a agropecuária brasileira. A entrada irregular de organismos aquáticos pode introduzir enfermidades graves, afetar ecossistemas, comprometer cadeias produtivas e gerar prejuízos econômicos.

O coordenador-geral do Vigiagro, Cleverson Freitas, destacou que o trabalho das equipes é fundamental para impedir o ingresso de produtos e organismos sem autorização, garantindo a sanidade agropecuária, a saúde animal e a segurança dos consumidores. Com informações: Dourados News




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: