|
Hoje é Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025.
A Casa Branca publicou, nesta segunda-feira (1º), um vídeo nas redes sociais utilizando a música “Juno”, da cantora norte-americana Sabrina Carpenter, em uma montagem que mostra agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) correndo atrás de imigrantes e efetuando prisões com o uso de algemas. A iniciativa provocou forte reação da artista, que criticou publicamente a associação de sua obra ao conteúdo.
“Este vídeo é maligno e repugnante. Nunca me envolvam, nem a minha música, em prol da sua agenda desumana”, declarou Carpenter, nesta terça-feira, por meio de suas redes sociais. A cantora afirmou ser contrária ao uso de sua faixa em materiais oficiais que retratam situações reais de repressão e detenções.
A escolha da música não foi aleatória. Em sua turnê “Short and Sweet”, Carpenter utilizou “Juno” para uma performance lúdica na qual “prendia” fãs ou celebridades da plateia por serem “sexy demais”, em tom de humor, usando algemas de plumas rosa. No vídeo divulgado pela Casa Branca, porém, a canção acompanha prisões reais, criando contraste entre o contexto original da artista e a ação dos agentes migratórios.
A edição mostra repetidamente imigrantes sendo algemados, enquanto trechos da letra dizem: “Vamos tentar algumas posições ousadas. Você já tentou essa aqui?”. O conteúdo gerou críticas nas redes sociais, especialmente diante do endurecimento das políticas migratórias sob o governo Donald Trump.
O ICE é atualmente a agência responsável por conduzir as detenções de imigrantes em situação irregular nos Estados Unidos. Sua atuação tem sido alvo de protestos e denúncias, com críticos relatando uso excessivo da força, repressão e casos de cidadãos americanos detidos por engano. Com informações: g1
