|
Hoje é Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025.
Em São Bento Abade, no sul de Minas Gerais, a Padaria Delícias do Trigo funciona há quase 11 anos. Ao longo do tempo, o pequeno empreendimento se tornou mais do que um ponto de venda de pães, bolos e biscoitos no município de cinco mil habitantes. Sob comando de Marisa e Jéssica Souza, mãe e filha respectivamente, o estabelecimento mantém viva a tradição mineira das quitandas ao mesmo tempo que se conecta com os novos tempos.
(Foto: Divulgação)
“Minha vó era quitandeira e minha mãe também tem esse dom para produção de quitutes que resgatam a memória. A rosca caseira, o pão de queijo e o biscoito de polvilho seco são os carros-chefe da nossa padaria. São receitas de família com fabricação própria”, conta Jéssica. O pequeno negócio saiu do papel após os produtos ganharem fama na cidade quando Marisa ainda produzia em casa.
Segundo ela, o empreendimento cresceu aos poucos. “Começamos num ponto pequeno sem muita estrutura e fomos ampliando de acordo com a necessidade. Conseguimos um financiamento pelo Fampe para fazermos benfeitorias e com apoio do Sebrae, desde então, mudamos nossa visão sobre gestão”, afirma.
Hoje o estabelecimento funciona como padaria e mercearia, oferecendo variedade e praticidade aos clientes. “As pessoas compram um pão, mas também o pó do café. Encomendam um bolo e já levam a vela, os pratinhos, talheres e balões. Oferecemos essa praticidade diante da correria do dia a dia”, explica.
A proposta diferenciada também atrai consumidores de outras cidades. Nos finais de semana, o espaço virou ponto de encontro para motociclistas, praticantes de rally e ciclistas que circulam pela região. “Muitos fazem uma pausa por aqui para descansar e confraternizar. Estou até pensando em oferecer um buffet de café da manhã em breve”, revela Jéssica.
Além da estrutura física, a Delícias do Trigo incorporou o digital para se aproximar dos clientes. “Praticamente revolucionamos o mercado como o primeiro estabelecimento que recebe encomenda pelo WhatsApp. Isso não existia por aqui. Os pedidos de cestas de café da manhã são feitos digitalmente”, afirma.
Para o analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Bruno Lopes, a transformação das padarias acompanha as mudanças no comportamento do consumidor. Ele explica que as pessoas buscam mais do que produtos: querem experiências, ambientes acolhedores e conexão com a história da marca.
(Foto: Divulgação)
Segundo o especialista, a valorização da conveniência também impulsiona esse movimento. As padarias têm se tornado locais onde é possível fazer refeições rápidas, trabalhar, encontrar amigos e resolver demandas do dia a dia sem deslocamentos adicionais.
O setor de padarias e confeitarias soma mais de 179 mil unidades no Brasil e representa quase 15% do food service nacional, segundo relatório da Wise Sales em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). O estudo mostra que o segmento é diverso e exige estratégias ajustadas às características regionais.
Para o Sebrae, o futuro da panificação no país está ligado à inovação, sustentabilidade e personalização da experiência do cliente. Entre as tendências, destacam-se embalagens biodegradáveis, redução de desperdício, uso de tecnologias inteligentes para gestão e produção e a oferta de produtos artesanais, funcionais ou com restrições alimentares. Também crescem modelos como padarias-cafés, padarias-bistrôs, padarias-restaurantes e dark bakeries focadas no delivery. Com informações: Agência Sebrae
