|
Hoje é Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025.
“O Brasil Mais Produtivo otimiza processos, melhora a gestão e fortalece a competitividade. Produtividade é emprego, é crescimento, é futuro.” Com essas palavras, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, abriu, nesta quarta-feira (26), a cerimônia de reconhecimento às empresas destaque do programa, realizada na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
Coordenado pelo MDIC, o Brasil Mais Produtivo (B+P) é desenvolvido em parceria com Senai, Sebrae, ABDI, Finep, Embrapii e BNDES. A iniciativa tem como foco apoiar micro, pequenas e médias empresas na adoção de tecnologias inovadoras, na transformação digital e em ações que aumentem a eficiência energética e a produtividade.
(Foto: MDIC)
Para o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, o B+P representa a materialização de uma política industrial voltada ao desenvolvimento sustentável. “Conseguimos, nesse programa, unir esforços para que as micro e pequenas empresas avancem em produtividade, eficiência energética e inovação”, afirmou. Já o presidente da CNI, Ricardo Alban, destacou que o programa é exemplo de sinergia entre governo e setor produtivo: “O B+P mostra que vale a pena empreender e retoma nossa esperança na retenção de talentos para um Brasil mais próspero”.
O presidente da Embrapii, Alvaro Prata, reforçou o compromisso da instituição na fase avançada do programa, voltada aos projetos de inovação. “Seguiremos transformando desafios em oportunidades para preparar o país para a indústria do futuro”, afirmou. Também participou do evento o presidente da ABDI, Ricardo Capelli.
Empresas destaque do Ciclo I 2024
Treze empresas de todas as regiões do país foram reconhecidas por resultados expressivos alcançados após a implementação das ações do B+P. As premiações foram distribuídas em três subcategorias: diagnóstico e estratégia de gestão; otimização de processos produtivos – manufatura enxuta; e otimização de processos produtivos – eficiência energética.
Em Macapá (AP), a Amapuera Casa e Construção foi homenageada após consultoria do Senai/Amapá. A empresa enfrentava problemas de atraso no recebimento de materiais, que geravam ociosidade na linha de produção. “Com os ajustes, alcançamos aumento de mais de 20% na produtividade e redução de 30% no lead time”, contou o diretor comercial Geudiandro Duarte.
Outro caso de destaque foi o da padaria Miss Light, de Natal (RN), vencedora na categoria Diagnóstico e Estratégia de Gestão. A empresa, atendida pelo programa ALI do Sebrae, superou desafios de gestão comercial e compras. “Crescemos 40% em produtividade e 26% no faturamento, ultrapassando nosso ponto de equilíbrio pela primeira vez”, relatou a proprietária Katarina Albuquerque. Para ela, o grande diferencial do programa foi o acompanhamento personalizado: “O B+P traz educação para quem aprende na prática, no esforço diário. Isso fez toda a diferença”.
Empresas reconhecidas por categoria
Subcategoria – Otimização em Processos Produtivos: Manufatura Enxuta
• Ondas Kids Moda Praia Infantil – Santa Cruz do Capibaribe (PE) – Senai/PE
• Alecrim & Oliva Gastronomia Funcional – Campos Novos (SC) – Senai/SC
• Magtek Indústria de Produtos Magnéticos – São Caetano do Sul (SP) – Senai/SP
• Gyn Foods Indústria e Comércio – Aragoiânia (GO) – Senai/GO
• Amapuera Casa e Construção – Macapá (AP) – Senai/AP
Subcategoria – Otimização em Processos Produtivos: Eficiência Energética
• Padaria Massa Pura – Recife (PE) – Senai/PE
• Wogar Indústria Metalúrgica – Caxias do Sul (RS) – Senai/RS
• Poliforma Industrial – Sabará (MG) – Senai/MG
• Explosão Alimentos – Trindade (GO) – Senai/GO
Subcategoria – Diagnóstico e Estratégia de Gestão
• Jotagê Comercial e Industrial – Cuiabá (MT) – Sebrae/MT
• IT Label Etiquetas e Embalagens – Atibaia (SP) – Sebrae/SP
• Miss Light Alimentação Saudável – Natal (RN) – Sebrae/RN
• M Techne Inovações em Engenharia – Curitiba (PR) – Sebrae/PR
Reconhecimento a Senai e Sebrae
A cerimônia também homenageou departamentos regionais do Senai e unidades estaduais do Sebrae que se destacaram pelo engajamento, integração e eficácia na execução de ações do programa nas subcategorias atuação conjunta e integrada, diagnóstico e estratégia de gestão e otimização de processos industriais.
O Brasil Mais Produtivo segue como uma das principais políticas industriais do país voltadas ao fortalecimento das micro e pequenas empresas, promovendo competitividade, sustentabilidade e inovação. Com informações: Agência Sebrae
