|
Hoje é Quarta-feira, 26 de Novembro de 2025.
O Mato Grosso do Sul deve receber, nos próximos dias, 10.755 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), um dos principais responsáveis pela bronquiolite em recém-nascidos. O envio foi confirmado pelo Ministério da Saúde. O público prioritário será formado por gestantes a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade materna.
Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante apresentou eficácia de 81,8% na prevenção de quadros graves nos primeiros três meses de vida dos bebês. A vacinação deve ocorrer durante todo o mês de dezembro e integra o Calendário Nacional de Vacinação da Gestante, com o objetivo de alcançar pelo menos 80% desse público. Na rede privada, a dose pode custar até R$ 1,5 mil.
O VSR é responsável por 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Até 15 de novembro deste ano, foram registradas 35,5 mil internações de crianças por Síndrome Respiratória Aguda Grave no país. Para viabilizar a oferta gratuita no SUS, o governo federal investiu R$ 1,17 bilhão na compra de 1,8 milhão de doses, fruto de acordo envolvendo o Instituto Butantan e o laboratório produtor.
Na última semana, Mato Grosso do Sul concluiu a preparação para o início da campanha. A Secretaria de Estado de Saúde promoveu capacitações com os municípios, definiu fluxos de atendimento e orientou as Unidades Básicas de Saúde responsáveis pela aplicação. Com informações: Campo Grande News
