|
Hoje é Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025.
O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, afirmou nesta terça-feira, 25, que a instituição não pode mirar a banda superior da meta de inflação, de 4,5%, mas deve perseguir o centro do objetivo, fixado em 3%. A declaração foi dada durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Galípolo explicou que a banda serve apenas como margem técnica para absorver oscilações naturais da economia e não representa a meta efetiva de inflação. Ele destacou que o BC está comprometido com o objetivo principal de manter a inflação em 3%.
O presidente da autarquia também lamentou as projeções do boletim Focus, que indicam inflação acima do centro da meta até 2028. Segundo o relatório, o mercado projeta inflação de 4,18% em 2026, 3,80% em 2027 e 3,50% em 2028 — todas acima do objetivo central. Galípolo permanecerá no comando do Banco Central até 31 de janeiro de 2028.
Ele reconheceu que, caso as projeções se confirmem, o BC não cumprirá o centro da meta durante todo o seu mandato. Com informações: IstoÉDinheiro
