|
Hoje é Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025.
A confiança do consumidor brasileiro avançou pelo terceiro mês consecutivo em novembro, alcançando o maior patamar desde o final de 2024, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 1,3 ponto no mês e chegou a 89,8 pontos, o nível mais alto desde dezembro de 2024, quando marcou 91,3 pontos.
De acordo com Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE, a alta reflete uma recuperação gradual da percepção dos consumidores. A melhora ocorreu de forma disseminada entre as diferentes faixas de renda, tanto na avaliação do momento atual quanto nas expectativas para os próximos meses.
O Índice de Situação Atual (ISA) avançou 1,8 ponto, alcançando 84,8 pontos, o maior valor desde dezembro de 2014. Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 1,0 ponto e chegou a 93,8 pontos.
Apesar dos sinais positivos, Gouveia alertou para os efeitos da taxa básica de juros elevada, atualmente em 15%. Segundo ela, a combinação de juros altos, endividamento e inadimplência das famílias pode frear o ritmo de recuperação da confiança, mesmo com o mercado de trabalho aquecido e a inflação em desaceleração. Com informações:IstoÉDinheiro
