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Hoje é Sábado, 22 de Novembro de 2025.
Após anos de abandono e operação parcial, o setor ferroviário brasileiro ganha novo impulso em 2026. O Ministério dos Transportes projeta movimentar R$ 139,7 bilhões em obras e R$ 516,5 bilhões em operações de trechos ferroviários, com o objetivo de ampliar a malha nacional, reduzir gargalos logísticos e fortalecer a competitividade econômica.
No Mato Grosso do Sul, a Malha Oeste será um dos destaques. O trecho, que liga o Estado a São Paulo e inclui ramais até Corumbá e Ponta Porã, terá edital publicado em abril, com leilão previsto para julho do próximo ano. A concessão terá duração de 57 anos, com investimentos de R$ 35,7 bilhões em obras e R$ 53,5 bilhões em operação. Com 1.597 quilômetros, a ferrovia exige reforma completa, atualmente estando praticamente inoperante.
O projeto pretende integrar a Malha Oeste ao Corredor Bioceânico, permitindo o transporte de combustíveis, grãos e celulose para o Porto de Santos e outros portos do Sudeste, utilizando o Ferroanel como conexão estratégica. Nos próximos dois anos, serão divulgados editais e datas de leilões para revitalização de trechos degradados e integração de corredores logísticos, fortalecendo a infraestrutura nacional. Com informações: Ministério dos Transportes e Mídia Max.
