| Hoje é Sábado, 15 de Novembro de 2025.

Regiões do Sul e Sudeste devem ser afetadas pelos próximos ciclones no Brasil

Especialistas afirmam que formações são comuns nesta época do ano, mas alertas de tempo severo foram emitidos para vários estados.
Ampliar
Previsão de áreas sob risco de temporais segundo mapas do Inmet (Foto: Inmet) Por: Editorial | 15/11/2025 11:28

Os três ciclones previstos para se formarem no Atlântico Sul ao longo deste mês devem atingir principalmente estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil. A informação foi confirmada à CNN Brasil pelo climatologista e professor do Departamento de Geografia da UFRGS, Francisco Aquino.

De acordo com o especialista, os sete estados dessas regiões podem registrar efeitos considerados normais para esse tipo de fenômeno, comum nesta época do ano. Aquino destaca, porém, que a formação de ciclones não implica necessariamente a ocorrência de tornados, como o que atingiu o Paraná na última sexta-feira, 7.

O climatologista afirma que, nos próximos 15 a 20 dias, ao menos três ciclones, ou mais, podem se formar no Atlântico Sul, influenciando principalmente os estados do Sul e Sudeste, como já é esperado para esse período.

As áreas com maior risco incluem Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na tarde de sexta-feira, 14, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de risco de tempo severo e até de grande perigo devido à previsão de temporais intensos.

(Foto: Instituto Nacional de Meteorologia)

O Inmet explica que ciclones extratropicais surgem a partir do encontro entre massas de ar quente e frio, formando sistemas de grande escala capazes de atingir áreas extensas, com ventos fortes, tempestades e microexplosões, descargas de ar frio em alta velocidade que podem causar danos significativos.

Esses sistemas se desenvolvem geralmente entre Argentina, Paraguai, Uruguai e o extremo sul do Rio Grande do Sul, espalhando-se posteriormente pelos demais estados. Já os tornados ocorrem em escala menor, são de curta duração e apresentam a característica nuvem funil. Por sua rápida formação, são de difícil previsão e muitas vezes detectados apenas minutos antes de ocorrerem. A Defesa Civil reforça a necessidade de acompanhar alertas oficiais.

Entre sábado, 15, e domingo, 16, as áreas com maior risco de temporais incluem o oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo. Na segunda-feira, 17, a frente fria deve avançar para o Sudeste, impactando principalmente o interior paulista.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: