|
Hoje é Sábado, 15 de Novembro de 2025.
Os três ciclones previstos para se formarem no Atlântico Sul ao longo deste mês devem atingir principalmente estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil. A informação foi confirmada à CNN Brasil pelo climatologista e professor do Departamento de Geografia da UFRGS, Francisco Aquino.
De acordo com o especialista, os sete estados dessas regiões podem registrar efeitos considerados normais para esse tipo de fenômeno, comum nesta época do ano. Aquino destaca, porém, que a formação de ciclones não implica necessariamente a ocorrência de tornados, como o que atingiu o Paraná na última sexta-feira, 7.
O climatologista afirma que, nos próximos 15 a 20 dias, ao menos três ciclones, ou mais, podem se formar no Atlântico Sul, influenciando principalmente os estados do Sul e Sudeste, como já é esperado para esse período.
As áreas com maior risco incluem Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na tarde de sexta-feira, 14, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de risco de tempo severo e até de grande perigo devido à previsão de temporais intensos.

(Foto: Instituto Nacional de Meteorologia)
O Inmet explica que ciclones extratropicais surgem a partir do encontro entre massas de ar quente e frio, formando sistemas de grande escala capazes de atingir áreas extensas, com ventos fortes, tempestades e microexplosões, descargas de ar frio em alta velocidade que podem causar danos significativos.
Esses sistemas se desenvolvem geralmente entre Argentina, Paraguai, Uruguai e o extremo sul do Rio Grande do Sul, espalhando-se posteriormente pelos demais estados. Já os tornados ocorrem em escala menor, são de curta duração e apresentam a característica nuvem funil. Por sua rápida formação, são de difícil previsão e muitas vezes detectados apenas minutos antes de ocorrerem. A Defesa Civil reforça a necessidade de acompanhar alertas oficiais.
Entre sábado, 15, e domingo, 16, as áreas com maior risco de temporais incluem o oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo. Na segunda-feira, 17, a frente fria deve avançar para o Sudeste, impactando principalmente o interior paulista.
