| Hoje é Sábado, 15 de Novembro de 2025.

Rede de enfrentamento à violência contra a mulher ganha reforço com inauguração de Sala Lilás em Pedro Gomes

Nova unidade integra a política estadual de proteção e acolhimento a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, ampliando a rede para 54 salas em Mato Grosso do Sul.
Ampliar
Por: Editorial | 15/11/2025 08:16

Para fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul e ampliar a integração com os municípios na construção de políticas públicas de proteção, o Governo do Estado inaugurou nesta sexta-feira (14) a 54ª Sala Lilás, no município de Pedro Gomes.

O espaço de acolhimento humanizado e especializado no atendimento a vítimas de violência de gênero também será implantado em Bela Vista e Antônio João no dia 19 de novembro, e em Nioaque no dia 11 de dezembro, totalizando 57 salas até o fim do ano. A primeira Sala Lilás foi inaugurada em 2019, na Delegacia de Polícia de Sidrolândia, e o projeto prevê a instalação em todas as cidades do interior.

Segundo a delegada Christiane Grossi, responsável pelo projeto, a iniciativa vai além da criação de um ambiente agradável. O objetivo é garantir atendimento humanizado para mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual, proporcionando acolhimento e reduzindo a dor causada pelo crime. Ela reforça que a sala deve oferecer privacidade, suporte psicológico e atendimento especializado desde o registro da ocorrência até a solicitação de medidas protetivas e exames periciais.

As Salas Lilás são implantadas dentro das delegacias da Polícia Civil e seguem os princípios da Lei Maria da Penha e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Contam com equipes capacitadas para escuta qualificada e apoiam o depoimento especial de crianças e adolescentes, evitando a revitimização. Os espaços também dispõem de áreas para que mulheres acompanhadas de filhos pequenos possam realizar o atendimento com mais tranquilidade.

A política de Estado é realizada em parceria com as equipes de assistência social dos municípios, que acompanham as vítimas durante o atendimento policial e o encaminhamento para a rede de proteção. Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 54 Salas Lilás, 12 Delegacias de Atendimento à Mulher no interior e a DEAM de Campo Grande, localizada na Casa da Mulher Brasileira.

Além das delegacias especializadas, o Estado dispõe do CEAMCA (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente em Situação de Violência), vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania. O centro oferece acolhimento humanizado, acompanhamento psicossocial, orientação jurídica, encaminhamentos, preparação para autonomia financeira e ações de prevenção. O atendimento é aberto a todas as mulheres em contexto de violência, sem necessidade de boletim de ocorrência.

O CEAMCA atua para romper o ciclo da violência, fortalecer a cidadania e articular serviços públicos conforme as necessidades de cada caso, podendo inclusive encaminhar mulheres para casas abrigo em situações de risco iminente. Com informações: Agência de Notícias MS GOV




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: