|
Hoje é Sábado, 15 de Novembro de 2025.
O fortalecimento da educação pública em Mato Grosso do Sul tem avançado por meio de programas e investimentos estruturantes promovidos pelo Governo do Estado. Iniciativas como o MS Alfabetiza e o MS Matemática, somadas à valorização dos professores — que recebem o maior salário do país — e à ampliação da conectividade por meio das infovias digitais, impulsionam indicadores educacionais. Laboratórios de ciências, robótica, lousas digitais e outras ferramentas tecnológicas reforçam esse movimento, enquanto reformas e modernizações já alcançam 80% da Rede Estadual de Ensino, totalizando R$ 1 bilhão em investimentos.
Esse conjunto de ações recebeu reconhecimento nacional nesta sexta-feira (14), em Brasília, quando o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, foi agraciado com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo, a mais alta honraria concedida pelo Estado brasileiro na área da educação. A cerimônia contou com a presença do presidente Lula, Grão-Mestre da Ordem, responsável pela entrega da condecoração.
Segundo Hélio Daher, a homenagem simboliza o compromisso assumido por Mato Grosso do Sul com a aprendizagem, a equidade e a melhoria contínua da educação pública. Ele destacou que o reconhecimento é compartilhado com professores, gestores e servidores da rede estadual, responsáveis pela transformação de realidades no cotidiano escolar.
Atualmente, 62% das escolas estaduais oferecem ensino em tempo integral. A rede ocupa o segundo lugar no ranking nacional de crescimento da alfabetização e tem 45% dos estudantes do Ensino Médio matriculados no ensino profissional. Ao todo, 298 unidades escolares contam com videomonitoramento e botão de emergência. Outro indicador relevante é o volume de alimentação escolar: 50 milhões de refeições servidas por ano.
O investimento estadual também se reflete no desempenho acadêmico. Entre 2023 e 2024, a taxa de aprovação passou de 90,22% para 92,75%. O índice de retenção e reprovação caiu de 8,46% para 6,57%, e o abandono escolar reduziu de 0,22% para 0,11%, consolidando avanços contínuos na qualidade da educação pública sul-mato-grossense. Com informações: Agência de Notícias MS GOV
