| Hoje é Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2025.

“Esse é o momento de mudar o modelo de desenvolvimento do país”, afirma Bruno Quick na COP30

Diretor técnico do Sebrae destaca papel das micro e pequenas empresas na transição para uma economia sustentável e inclusiva durante coletiva de imprensa internacional em Belém (PA)
Ampliar
Bruno Quick (à direita) participou da coletiva de imprensa oficial da COP30 ao lado de lideranças globais da agenda climática. (Foto: Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil) Por: Editorial | 13/11/2025 15:16

O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, participou na noite desta quarta-feira (12) da coletiva de imprensa oficial da COP30, realizada em Belém (PA). O evento reuniu representantes da organização da conferência e lideranças globais da agenda climática, como o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, a diretora-executiva Ana Toni, o secretário de Estado do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, Jochen Flasbarth, e o economista britânico Nicholas Stern.

(Foto: Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil)

Durante sua fala, Bruno Quick defendeu a necessidade de repensar o modelo de desenvolvimento do país, colocando as micro e pequenas empresas (MPEs) no centro da transição verde.

“Os pequenos negócios representam 97% dos empreendimentos do país, respondem por 27% do PIB e são os principais geradores de renda no Brasil. Eles são essenciais para o crescimento econômico e para a redução das desigualdades. O momento demanda mudar o modelo de desenvolvimento do país, e os pequenos negócios têm papel central nessa transformação”, afirmou.

Amazônia e bioeconomia como força de futuro

Quick destacou que a natureza pode e deve ser vista como força de desenvolvimento, com a Amazônia como exemplo concreto desse potencial.

“O desafio do Sebrae está justamente nesse contexto. É urgente reorganizarmos nossos processos econômicos a partir da valorização dos pequenos e da adoção da bioeconomia como estratégia de futuro”, enfatizou.

O diretor também lembrou que diversos setores econômicos, como alimentação, turismo, cosméticos e fármacos, já são impulsionados por pequenas empresas ligadas à sustentabilidade.

“Quando olhamos para a riqueza da Amazônia, percebemos o quanto é urgente organizar nossa economia. É preciso fazer diferente para ter resultados diferentes, sair de um país febril para um país saudável”, concluiu.

O Sebrae na COP30

Com um estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transformou sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia. O espaço reúne inovação, cultura e negócios sustentáveis, com sala de reuniões, auditório e a loja colaborativa Brasil Biomarket, que apresenta produtos da bioeconomia desenvolvidos por pequenos empreendedores de todo o país.

De 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, o público pode acompanhar uma programação diversificada com apresentações culturais, degustações regionais, exibição de webséries e documentários no “PedaCine do Brasil”, além de encontros de networking e painéis temáticos.

O Sebrae também instalou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone), no Parque Belém Porto Futuro, e realiza ações em diferentes pontos da cidade, reforçando o protagonismo dos pequenos negócios na bioeconomia e na transição sustentável brasileira. Com informações: Agência Sebrae




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: