|
Hoje é Sábado, 20 de Dezembro de 2025.
Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (13) mostra que 24% dos eleitores acreditam que o melhor resultado da eleição de 2026 seria a vitória de um nome sem ligação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nem com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Outros 23% consideram que o melhor cenário seria Lula se reeleger, enquanto 17% preferem alguém de fora da política. Já 15% afirmaram que o ideal seria Bolsonaro voltar a ser elegível e vencer o pleito.
Entre os entrevistados, 11% apontaram que gostariam que o próximo presidente fosse alguém apoiado por Bolsonaro, e 5% preferem um candidato apoiado por Lula. Os que não souberam ou não responderam somam 5%.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 6 e 9 de novembro de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Distribuição regional e política
No recorte por região, 26% dos entrevistados do Centro-Oeste disseram preferir um nome sem vínculo com Lula ou Bolsonaro. No Sudeste e no Sul, essa opção foi escolhida por 25% dos participantes, enquanto no Nordeste o percentual foi de 19%.
Em relação ao posicionamento político, 38% dos eleitores independentes afirmaram que o melhor resultado seria um candidato desvinculado das duas principais lideranças políticas. Essa visão também foi compartilhada por 30% dos entrevistados que se dizem de esquerda, mas não lulistas, e por 23% dos que se consideram de direita, mas não bolsonaristas. Entre os bolsonaristas, 7% deram essa resposta, e entre os lulistas, 4%. Com informações: g1
