| Hoje é Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026.

Famílias denunciam reutilização de túmulos em cemitério público de Bandeirantes

Sepultamentos estariam sendo feitos sobre túmulos particulares; caso foi descoberto no Dia de Finados e gerou grande repercussão na cidade.
Ampliar
Cemitério público de Bandeirantes é alvo de denúncias por reutilização de túmulos. Foto: Divulgção Por: Editorial | 05/11/2025 10:26

Moradores de Bandeirantes denunciaram a reutilização irregular de túmulos no único cemitério público do município. O caso mais recente envolve o sepultamento do pai de um vereador, realizado sobre o túmulo do pai de um empresário, que havia sido sepultado no local desde 1994.

O problema foi descoberto no Dia de Finados, quando as duas famílias que visitavam o cemitério perceberam que uma nova sepultura havia sido aberta exatamente sobre o túmulo de um parente sepultado há mais de 30 anos.

Revoltadas, as famílias constataram que o túmulo havia sido reutilizado para o sepultamento de outra pessoa e levaram a denúncia ao conhecimento das autoridades municipais, além de registrarem um Boletim de Ocorrência na polícia.

De acordo com a administração do município, o caso já está sendo analisado e a remoção do corpo sepultado de forma indevida deverá ocorrer dentro do prazo legal, após consenso entre as famílias envolvidas.

Falta de identificação e abandono de túmulos

A Prefeitura informou que a ausência de identificação em diversas sepulturas pode estar entre as causas do problema e que será realizado um levantamento geral para verificar se outros casos semelhantes ocorreram no passado.

Segundo o gestor municipal, está sendo implantado o modelo de túmulos verticais, que permite otimizar o espaço e evita a abertura de novas covas. Ele também destacou a importância de que as famílias mantenham a identificação e conservação dos túmulos para facilitar o trabalho dos servidores responsáveis pela gestão do cemitério.

Novas ocorrências

Durante visita recente ao local, um morador relatou ter evitado que um novo sepultamento fosse feito sobre outro túmulo existente, o que poderia gerar mais um episódio de invasão indevida. O caso foi comunicado imediatamente à administração municipal, que prometeu reforçar a fiscalização dos sepultamentos realizados no cemitério público de Bandeirantes. Com informações MS pod+




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: