|
Hoje é Sábado, 20 de Dezembro de 2025.
As autoridades do Federal Reserve (Fed) devem reduzir os juros de curto prazo dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual nesta semana, marcando o segundo corte deste ano. A medida visa evitar uma desaceleração mais intensa do mercado de trabalho.
O aumento nos pedidos de auxílio-desemprego indica que a demanda laboral continua a perder força, mesmo com a paralisação do governo atrasando a divulgação de estatísticas econômicas oficiais, incluindo a taxa de desemprego, que estava em 4,3% em agosto.
Leituras de inflação mais baixas do que o esperado, como o índice de preços ao consumidor que subiu 3% nos 12 meses até setembro, reduziram as preocupações com pressões inflacionárias. Além disso, o comunicado pós-reunião do Fed incluiu referência a “ajustes adicionais”, sugerindo futuros cortes.
A vice-chair de supervisão do Fed, Michelle Bowman, destacou essa linguagem como indicativo de possíveis novas reduções na taxa de juros, embora analistas esperem que o Fed não confirme uma pausa ou corte adicional em dezembro neste momento. Jerome Powell, presidente do Fed, deve manter as opções em aberto e não se comprometer com ações futuras até o final do ano, considerando fatores como comércio global e divulgação de dados de emprego após a paralisação do governo.
Se aprovado, o corte de 0,25 ponto percentual colocará a taxa de juros entre 3,75% e 4,00%. Os mercados financeiros já apostam em novas reduções em dezembro e janeiro.
No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reunirá apenas em 5 de novembro. Com informações: IstoÉDinheiro
