|
Hoje é Domingo, 07 de Dezembro de 2025.
Inspiradas na tendência do “cabelo maluco”, mães de bebês internados na Unidade Neonatal do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) participaram de uma versão especial da brincadeira: as toucas malucas. A iniciativa, proposta pela equipe multiprofissional, proporcionou momentos de descontração e acolhimento em meio à rotina hospitalar.
A terapeuta ocupacional Grazielle Rodrigues explica que o trabalho vai além do cuidado com os recém-nascidos. “Realizamos grupos terapêuticos com as mães para acolher, fortalecer e promover o bem-estar dessas mulheres que vivem um momento delicado. Esses encontros favorecem o vínculo afetivo entre mãe e bebê, a expressão emocional e o enfrentamento positivo da internação”, afirma.
Para as participantes, a experiência trouxe alívio e criatividade. Katyelim Nathalia de Jesus, mãe do pequeno Bernardo, que está no hospital há dois meses, comentou: “É uma boa ideia, ajuda a gente a distrair um pouco. Nunca imaginei que pudesse ter esse tipo de atividade em um hospital”.
Jennifer Fernanda, mãe da Ísis Valentina, destacou a oportunidade de expressar afeto: “Criei a touca dela pensando nela mesma, no que iria combinar com ela”. Já Nicolly de Oliveira Pereira, mãe da Maria Helena, descreveu a experiência como transformadora: “A atividade foi maravilhosa, faz com que a gente tenha momentos mais felizes durante a internação”.
O HRMS é referência em gestação de alto risco e neonatologia, possuindo desde 2003 o selo IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança), concedido pelo Ministério da Saúde, Unicef e OMS, que reconhece hospitais que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno. A unidade também é Centro de Referência Estadual do Método Canguru em Mato Grosso do Sul. Com informações: Fátima News.
