| Hoje é Sábado, 25 de Outubro de 2025.

Reunião da Frente Parlamentar do Leite é adiada para novembro na ALEMS

Novo encontro, marcado para 11 de novembro, irá apresentar proposta de lei sobre logística reversa de embalagens de produtos veterinários em Mato Grosso do Sul.
Ampliar
Deputado Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente Parlamentar do Leite, conduz os debates sobre sustentabilidade e regulamentação no setor agropecuário sul-mato-grossense. Foto: ALEMS. Por: Editorial | 21/10/2025 09:36

A reunião da Frente Parlamentar do Leite, prevista para esta terça-feira, 21 de outubro, às 14h, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), foi adiada para o dia 11 de novembro, no mesmo horário e local. A decisão, segundo o deputado estadual Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente, visa garantir a participação de órgãos técnicos e representantes do setor produtivo no debate de um projeto de grande impacto ambiental e sanitário para o Estado.

Na pauta do encontro, está a apresentação da minuta de um projeto de lei que trata da logística reversa de embalagens de produtos veterinários industrializados ou manipulados, definindo regras para a coleta, transporte e destinação final ambientalmente correta desses resíduos.

Segundo o parlamentar, o projeto é resultado de amplas discussões com entidades representativas do setor leiteiro e técnico, buscando não apenas o aprimoramento das normas ambientais, mas também o fortalecimento da segurança sanitária no campo. “A medida visa evitar o descarte irregular de medicamentos e produtos veterinários, reduzindo riscos à saúde animal, humana e ao meio ambiente, com responsabilização solidária e operação de sistema de coleta”, explicou Câmara.

O texto prevê ainda que o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) será o órgão responsável pela supervisão das ações e que a elaboração de um Plano de Logística Reversa (PLR) será exigida para o licenciamento ambiental das empresas envolvidas.

A nova data da reunião deve garantir a presença de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MS), Sistema de Licenciamento Ambiental (Silems), Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), além de associações de produtores de leite, prefeitos de municípios da bacia leiteira e técnicos especializados em resíduos agropecuários e ambientais. Com informações: ALEMS.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: