|
Hoje é Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025.
O Palácio do Planalto nomeou o ex-secretário de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, Luís Ricardo Sousa Guterres, para o cargo de diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (20).
A escolha ocorre em meio a um processo de reorganização da base aliada promovido pelo governo federal, que vem exonerando indicados por partidos do Centrão após derrotas recentes na Câmara dos Deputados.
Guterres ocupou o cargo de secretário de Desenvolvimento Social no primeiro mandato do governador Ibaneis Rocha (MDB), de quem foi aliado político. Ele deixou o posto em março de 2020, alegando motivos de saúde, no início da pandemia de Covid-19.
Com longa trajetória no serviço público, o novo diretor do FNDE já atuou como assessor especial do Ministério da Educação durante o governo Michel Temer, conselheiro de Política Energética da Presidência da República no governo Dilma Rousseff e secretário de Minas e Energia no governo de Roseana Sarney, no Maranhão. Também foi secretário parlamentar do ex-deputado federal Laerte Bessa (PL-DF), ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Com informações: Metrópoles
