As obras do futuro hospital regional de Loanda, atualmente conhecido como hospital Santa Catarina, já atingiram 90% de execução. A expectativa é de que a fase estrutural seja finalizada até o fim deste ano, com início dos atendimentos previsto para o começo de 2026.
Segundo o cardiologista Dr. Rafael Accorsi, o cronograma principal será mantido, embora atrasos inevitáveis possam ocorrer. “Após a estruturação, haverão outros passos igualmente importantes: treinamento e contratação da nova equipe; e a instalação dos equipamentos”, explicou ao Portal da Cidade.
O novo hospital terá cerca de 4.500 m² de área construída distribuídos em quatro pavimentos. A estrutura contará com 12 leitos de UTI, 102 leitos hospitalares (somando novos e já existentes), quatro salas de cirurgia e infraestrutura completa, incluindo cozinha, farmácia e depósito.
A unidade deve se tornar referência para os 12 municípios da região que compõem o Comafen, atendendo principalmente a demanda por cirurgias eletivas e outros procedimentos hospitalares. “Teremos um hospital maior, mais moderno e com muitas especialidades para atender todas as necessidades de Loanda e região”, destacou o diretor do hospital, Eduardo Pereira.
O anúncio da obra foi feito em maio de 2023, quando o então governador em exercício Darci Piana visitou Loanda. O investimento total é de R$ 14 milhões, sendo 95% repassado pelo Governo do Estado e os demais 5% provenientes do próprio hospital, que já possui mais de 60 anos de história. Com informações: Portal da Cidade Loanda.