|
Hoje é Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (15) que Brasil e Estados Unidos terão uma conversa de negociação na quinta-feira (16). Durante cerimônia pelo Dia do Professor, no Rio de Janeiro, Lula comentou sobre a recente ligação telefônica com o presidente norte-americano, Donald Trump.
“Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica”, disse Lula, referindo-se à declaração de Trump na Assembleia-Geral da ONU, quando o líder americano afirmou ter tido “química excelente” com o brasileiro em encontro breve nos bastidores do evento.
Segundo o presidente, a conversa tratará de questões econômicas entre os dois países, sem envolvimento do processo judicial do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Amanhã nós vamos ter a conversa de negociação entre Brasil e EUA”, afirmou Lula, sem detalhar os pontos que serão discutidos.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está nos Estados Unidos para se reunir com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, designado por Trump para representar os EUA nas negociações. Vieira e Rubio já conversaram por telefone na semana passada e definiram uma reunião presencial em Washington, que será realizada na quinta-feira, para tratar das tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros.
Trump anunciou recentemente tarifas de 50% sobre a exportação de diversos produtos do Brasil, citando, entre os motivos, o julgamento de Jair Bolsonaro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, e classificando o processo como “caça às bruxas”.
A expectativa é que a negociação entre Lula e Trump, com mediação de Vieira e Rubio, trate exclusivamente de assuntos comerciais e econômicos, buscando soluções para a questão das tarifas e outros temas bilaterais. Com informações: InstoÉDinheiro
