A Fazenda Primavera, localizada em Anápolis (GO), iniciou suas atividades com apenas cinco vacas de baixa produção. Hoje, sob a gestão da família Silva, a propriedade conta com 32 vacas em lactação, produzindo até 700 litros de leite diariamente. A meta é atingir 1.000 litros por dia até o próximo ano.
O crescimento da produção foi impulsionado pela adesão ao Programa Nature por Ninho, da Nestlé, que oferece bonificações financeiras aos pecuaristas que adotam práticas sustentáveis. O programa incentiva melhorias como o uso de genética avançada, manejo de pastagens e eficiência alimentar, além de práticas que reduzem o impacto ambiental da produção de leite.
(Foto: Victor Faverin)
Atualmente, a Fazenda Primavera está no nível bronze do programa, mas possui potencial para avançar para os níveis prata, ouro e diamante, à medida que implementa novas melhorias. A iniciativa faz parte do compromisso da Nestlé de reduzir suas emissões de carbono em 50% até 2030 e zerar totalmente até 2050.
Segundo a família responsável, a parceria trouxe não apenas incremento na produção, mas também maior planejamento na gestão da fazenda e incentivo para práticas ambientalmente responsáveis. Além da melhoria na produtividade, a fazenda também busca consolidar a qualidade do leite entregue ao mercado. Com informações: Canal Rural