A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (10) a 10ª fase da Operação Sniffing, voltada ao combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nos municípios de Sorriso (MT) e Londrina (PR), expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso/MT.
O foco da investigação é identificar pessoas envolvidas na produção, armazenamento e comercialização de material ilícito pela internet. Durante as buscas, celulares foram apreendidos para perícia. Os investigados podem responder pelos crimes de produção, armazenamento e comercialização de material contendo abuso sexual de crianças e adolescentes.
Na quarta-feira (8), uma ação conjunta da Polícia Federal com Polícias Civis de 16 estados cumpriu 82 mandados de busca e apreensão, 11 de prisão preventiva, além de 55 prisões, dois jovens apreendidos e três vítimas resgatadas, reforçando a importância da integração no enfrentamento à exploração sexual infantil.
A Polícia Federal reforça que a prevenção é fundamental para proteger crianças e adolescentes. Pais e responsáveis devem monitorar e orientar o uso de redes sociais, jogos e aplicativos, conversar abertamente sobre riscos e estar atentos a sinais de mudança de comportamento, como isolamento ou segredo em relação ao uso de celulares e computadores.
Ensinar crianças e adolescentes a identificar e reagir a contatos inadequados é essencial, lembrando que denunciar e procurar ajuda são direitos e deveres de proteção. Com informações: GOV.BR